terça-feira, 19 de abril de 2011

Lição 3 - Estruturas da Bíblia e Divisões.

III. Estruturas da Bíblia e Divisões.


A Bíblia compõe-se de duas partes: Antigo Testamento e Novo Testamento. Ela tem, ao todo, 66 livros; sendo 39 no Antigo Testamento e 27 no Novo Testamento. Forma escritos num período de 16 séculos e tiveram cerca de 40 autores. Aqui está um dos milagres da Bíblia. Esses escritores pertenciam às mais variadas profissões e atividades, viveram e escreveram em países, regiões e continentes diferentes, distantes uns dos outros , em épocas e condições diferentes. Entretanto, seus escritos formam uma harmonia perfeita. Isso prova que UM só os dirigia no registro e revelação divina.

A palavra testamento, que seria mais bem traduzida por “aliança”, é tradução das palavras hebraicas e gregas que significam “pacto” ou “acordo” celebrado entre duas partes (”aliança”). Portanto, no caso da Bíblia, temos o contrato antigo, celebrado entre Deus e Seu povo, os judeus, e o pacto novo, celebrado entre Deus e os cristãos.

É muito importante a unidade existente entre esses dois testamentos da Bíblia sob o aspecto da pessoa de Jesus Cristo, que declarou ser o tema unificador da Bíblia. Agostinho dizia que “O Novo Testamento está no Antigo Testamento ocultado, e o Antigo, no Novo revelado”.

De fato, Jesus Cristo é o tema da Bíblia, pelo que podemos resumir os 66 livros em cinco palavras referentes a Ele, assim:

1) Preparação: Todo o Antigo Testamento. Ele trata da preparação para a chegada de Jesus Cristo;
2) Manifestação: Os Evangelhos. Eles tratam da encarnação, manifestação e vida de Jesus Cristo;
3) Propagação: O Livro de Atos. Ele trata da propagação da Doutrina de Jesus Cristo;
4) Explanação: São as Epístolas. Elas dão a explanação da doutrina de Cristo;
5) Consumação: O Livro de Apocalipse. Ele trata da consumação de todas as coisas, através de Cristo.

Divisão da Bíblia

ANTIGO TESTAMENTO
O Antigo Testamento conta a história do povo de Israel. Essa história retrata a fé do povo no Deus de Israel e descreve a vida religiosa dos israelitas como povo de Deus. Os autores destes livros escreveram o que Deus fez por eles como povo e como eles deveriam adorá-lo e obedecer-lhe em resposta a seu amor. O quadro seguinte ensina graficamente como estão agrupados os livros que formam o Antigo Testamento.

A Lei ou Pentateuco: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números, Deuteronômio.
Históricos: Josué, Juízes, Rute, 1Samuel, 2Samuel, 1Reis, 2Reis, 1Crônicas, 2Crônicas, Esdras, Neemias, Ester.
Poéticos e de Sabedoria: Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cantares.
Profetas Maiores: Isaías, Jeremias, Lamentações de Jeremias, Ezequiel, Daniel.
Profetas Menores: Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias, Malaquias.


NOVO TESTAMENTO
Os livros do Novo Testamento foram escritos pelos discípulos de Jesus Cristo. Eles queriam que outros ouvissem a respeito da nova vida que é possível através da morte e ressurreição de Jesus. O quadro que segue mostra os diferentes grupos de livros que compõem o Novo Testamento. Embora os eruditos divirjam em suas opiniões, tradicionalmente se diz que o apóstolo Paulo escreveu as cartas a ele atribuídas.

Evangelhos: Mateus, Marcos, Lucas, João.
Histórico: Atos dos Apóstolos.
Cartas Paulinas: Romanos, 1Coríntios, 2Coríntios, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses, 1Tessalonicenses, 2Tessalonicenses, 1Timóteo, 2Timóteo, Tito, Filemom.
Cartas Gerais: Hebreus, Tiago, 1Pedro, 2Pedro, 1João, 2João, 3João, Judas.
Profético: Apocalipse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário